segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

À Francesa - Revolução de Valores


Com a colaboração de Gabi Vuolo

Da França
"Será que por aí uma nova Revolução de Valores? "
Esta é a frase que define o email que recebi da companheira Gabriela. Ao linkar para a nota do UOL, me surpreendi. Direto da França números alarmantes. Marcas de roupas e grifes francesas estão sentindo os reflexos da crise internacional literalmente nos bolsos de suas jaquetas e encharpes. A Channel anunciou a demissão de 200 empregados, cerca de 1 % dos trabalhadores.

Quem disse que a crise não a-tingiria a indústria da moda? A Louis Vitton cancelou a construção da maior loja do globo no Japão. Gabi Vuolo: Seria o fim da era do Luxo?
O fim eu não ousaria dizer, pois ainda tem gente que gasta e enriquece a indústria, até ai nada contra, eu respeito. Aliás me lembrei do amigo Tunico, que teve o ingrato prazer de visitar a decoração natalina do Shopping Cidade Jardim, mas fica para um próximo post. Voltando ao nosso tema, leiam com atenção estes 3 parágrafos abaixo:


Alain Nemarq, presidente da famosa joalheria Mauboussin, afirmou numa entrevista que salvar a indústria do luxo deveria ser uma importante prioridade nacional porque ela emprega 200 mil pessoas na França, é parte da herança cultural francesa, dá prestígio ao país e seduz não apenas os "poucos felizardos", mas uma grande fatia do público. Em vez de tentar manter a máquina funcionando ao promover bolsas caras, relógios e outros bens, ele propôs algo impensável: a indústria do luxo inteira deveria cortar os preços. "Precisamos de um retorno à razão, decência, discrição, beleza e criatividade - em outras palavras, aos valores verdadeiros", disse Nemarq. (A Maubooussin saiu na frente dando o exemplo. Vendeu seu anel com um diamante de um quilate chamado "Chance para o Amor" por cerca de US$ 14.500, quase um terço a menos do preço normal, e seu anel de diamante mais barato, de 0,15 quilates, foi colocado à venda por US$ 895, disse Nemarq).
Então? Será que entraremos numa Le Lis Blanc da vida com preços da C&A? Ou compraremos calças da Diesel pelo preço das calças da Kaiz Brasil (lojinha simpática na Avenida Santo Amaro?)

Se quiserem ler a matéria toda.
Hasta. Vai Obamaaaa...vai que tua meu caro!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário