quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Uma cidade chique..eira

Inaugurando o Blog... já indigado com os acontecimentos que testemunhamos na cidade, às vezes fico pensando se este espaço só vai servir para críticar, questionar, lamentar, etc. Como alguns sabem, troquei carro por moto, primeiro porque de bike (sempre serei um ciclo-ativista, não ativista) não tenho o mínimo preparo, segundo porque de carro meu amigo (a) quem consegue andar mais de 50 metros sem estressar? E acredito que a motocicleta polui menos que os automóveis. No entanto andar de moto me trouxe um outro olhar para São Paulo. Observar como muitas pessoas, e de todas as classes sociais, são - me perdoem o termo - porcas! Explico:

PORCONS 1: Saio de casa, pego a Marginal do Pinheiros, antes da Ponte do Morumbi, sentido Castelo, um motoboy, sem o mínimo pudor, tem nas mãos um pedaço de papel, tipo um comprovante de cartão débito. Imaginem a cena, ela dá aquela olhadinha, "finge" que ninguém está vendo, e descaradamente joga o papel na rua.

PORCONS 2: Na mesma Marginal, um passageiro de táxi (olha como não tem nada a ver nível social) acredita que o asfalto é o cinzeiro da casa dele, e sem pestanejar, atira a bituca no chão, quase me acertando. Aí, não consegui me conter, dei uma buzinadinha e disse: Amigo, cigarrinho, bituca, no chão não! Ele me respondeu com um sinal de jóia, do tipo, qualé mermão! Bom, depois não reclama de alagamento, ruas sujas né.

PORCONS 3: Chegando na rádio, na Rua Augusta, um pedestre não pensa duas vezes em jogar na calçada um papel que sobrou do sorvete derretido. E aí, o que fazer? Somos cidadãos, mas porcons/chiqueiros, ainda não sabia.

Hasta

4 comentários:

  1. Cadu amigo do peito... concordo com quase tudo... mas... vc vai ter que me ajudar a solucionar um problema! Infelizmente sou uma fumante, já não habito mais em SP, atualmente estou em Curitiba (o que é pior, por aqui as pessoas são muuuuito mais educada e limpas), o que faço com a bituca do cigarro? De resto, concordo com tudo e assino em baixo! Um grande beijo e parabéns pelo blog, Claudia (sua mais nova amiga casada...)

    ResponderExcluir
  2. Oi Clau, tudo bem?
    Vc tem razão quanto a Curitiba, mas vamos lá, tenho a solução pro seu problema. Em qualquer loja de tabacaria, vc encontra uma espécia de guarda bituca, é uma caixinha pequenina que cabem umas 3. Simples, acabou o cigarrinho, jogue lá, sem oxigenio vai apagar, bele?
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Cadu,

    A maioria das motos polue em média 5 veses mais que um carro novo.

    Abraço.

    Renato

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Renato, literalmente é impressão que as motos poluem menos.
    E agora? Vá de bike!?!?
    Qual seria a minoria? motos mais modernas poluem menos? carros mais velhos poluem mais? vc tem algum dado?
    Abs

    ResponderExcluir