terça-feira, 31 de março de 2009

Diploma Jornalista x Lei de Imprensa


Já disse aqui no Blog. O jornalista é descartável. É fato, o servente de pedreiro tem uma função muito mais nobre do que desse que vos fala.

Bom, amanhã, dia 1º de abril, o Supremo Tribunal Federal, vai julgar se é necessário ter uma Lei de Imprensa e se é obrigatório o diploma para jornalistas.

Deixo a pergunta no ar. Mas como o intuito do Blog é dar Meu Ponto de Vista, vamos lá.
Acredito que jornalismo se aprende em tudo quanto é lugar. Nas ruas, nas escolas, universidades, etc. Conclusão: Deve ser obrigatório sim o diploma, mas sugiro que fosse realizada uma espécie de provinha, como os formandos em Direito são obrigados a fazer, o que lhes dá o direito de advogar. Porque não?
Em relação à Lei de Imprensa. Os meios de comunicação tem a impressionante capacidade de mover multidões em torno de um tema que lhe diz respeito. Para mim é complexo. O Brasil tem tradição em ter normas que regem a mídia. Mas por outro lado vai na contramão da liberdade de imprensa, os Blogs estão ai para provar a tese. Qualquer um pode expressar sua opinião num espaço democrático. Enfim, difícil de dizer sim ou não.

Viva o estado democrático de direito (?!)

Hasta

Nenhum comentário:

Postar um comentário