Mais uma da série: A prestação de serviço no Brasil. Não entendo algumas coisas. Um carro 2007, relativamente novo, é obrigado a fazer a tal da inspeção. E uma lata velha, arrebentada, soltando mais fumo que o Bob Marley e com mais argamassa que casa recém reformada, está isenta!! Enfim, o fato é que fui levar minha moto e a Viraguinho, ano 98, tomou pau. Duas vezes. Ai resolvi seguir a risca o procedimento da Controlar. Procurar uma das oficinas cadastradas na CETESB. O funcionário disse: procure no site, tem uma lista de oficinas. Opa, que beleza. É claro que não tinha lista nenhuma, apenas um 0800 da Cetesb. Liguei, caiu a ligação. Liguei de novo, fui atendido e novamente caiu a ligação. Na terceira tentativa, pronto para xingar a terceira geração da atendente:
Moça 1 - Cetesb, bom dia senhor (Bom dia pra ela né...me controlei)
Cadu - Oi, por favor preciso de uma informação, gos...(interropido pela moça)
Moça - Só 1 minuto senhor, vou transferir.
(NOTA 1: Para onde vai transferir meu Deus do céu, nem falei o que era?)
Moça 2 -Pois não?
Cadu - Oi, é que eu fiz a inspeção veicular e queria saber onde encontro uma lista das oficianas credenciaas para levar minha moto?
Moça 2 - Humm, Não é nesse setor, você vai falar com o Wanderley.
Cadu - ok. (Pensei, agora vai, o Wandeco resolve meu problema)
Wanderley - Pois não senhor.
Cadu - Blá, blá, blá - explicação.
Wanderley - Ah o senhor tem que falar com o Sindirepa.
Cadu - Ah Sindirepa claro. (Todo mundo sabe o que é o Sindirepa, agora relaxei)
Wanderley - Entra no site e pega o telefone.
Cadu - Mas você não tem ai o telefone deles.
Wanderley - Me desculpe senhor, nosso sistema caiu.
(NOTA 2: O dia em que esse tal de sistema se materializar, eu pego esse sujeito de PORRADA, mas isso vale outro post que estou matutando).
Cadu - Ok amigo, obrigado.
Entro no site, faço o download da lista e começo a ligar nas oficinas perto de casa. Achei estranho nenhuma delas mencionar o termo "motos". Em 5 delas a resposta foi a mesma. Só atendemos carros. Catso! A epopéia ainda não acabou. Resolvi ligar no tal Sindirepa (a saber: Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo). Esses foram pragmáticos. Pergunto: Amigo, tem alguma oficina cadastrada que faz ajuste para a Inspeção Veicular, em moto?
Resposta: Para motos?? Na verdade somente uma, mas só para Honda.
É brincadeira!!!!! O que eu penso quando ouço isso. Tem muuuita gente levado grana por trás dessa sacanagem chamada Inspeção Veicular.
Conclusão: Levei minha moto numa Concessioária da Yamaha e...quem quiser saber o final da história me mande um email. Já sabem né? Pra tudo se dá um jeito.
Hasta
Meeeeu Deus!rs
ResponderExcluirAh, pode contar! Quero saber o resultado de sua epopéia! rs
De fato, é um absurso criar regras sem dar a chance da "segunda opção"...
Hoje lí que a Prefeitura vai construir ciclovias ao longo da Marginal Pinheiros... E tem o Metrô saindo da Zona Sul, percorrendo o Campo Belo e chegando até a Chácara Klabin... Até 2012 tá pronto... Porque não epseraram ficar pronto e ter a opção do transporte coletivo ágil antes de tirarem os fretados das ruas da maneira como foi?
O mesmo acontece com a Inspeção... Se não há quem - de maneira "homologada" - repare determinado veículo, como podem reprová-lo? Quem irá reparar sua moto? A Yamaha, a custos altissimos?
Prefeitura, yuhuuu...
Ahvatomanotoba!
Pois é... Eu também fui reprovado, ou melhor, meu Palio 2005 levou pau na inspeção veicular. O engraçado é que os automóveis bem mais velhos não foram convocados sendo que, no dia-a-dia, vejo alguns que parecem ser movidos a diesel dada à quantidade de fumaça que expelem.
ResponderExcluirBom, já licenciei o vermelhinho e ele até tem o selo de aprovação. Tem despachante na Mooca que faz mágicas em pouquíssimo tempo.
Foda Cadu.. porra, brother, mas o que não tem maracutaia na Terra dos Tapuias? E depois o governo quer fazer Copa do Mundo e Olimpíada por aqui.. e o povão se esbalda em comemoração, como se fosse ganhar algo com isso.
ResponderExcluirOra, ora, ora, Cadu, nós, a patuleia (como diria o Gaspari), sabemos de fato o que ganhamos, né? Ainda bem que passei a usar cueca de aço.
Depois me passa o telefone do despachante da Moóca.