terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Bloco do Barbosa, uma emoçao


Bom, todo mundo acompanhou ou soube da tragédia em são Luis do Paraitinga. A cidadezinha ficou destruída. Diante das condições em que me encontrava e ciente que ficaria com meu filho no Carnaval, topei o convite dos meus digníssimos pais para passarmos as festanças juntos, na dita cidade do Vale do Paraíba, na Serra do Mar. Trabalho voluntário, todo mundo deveria fazer um dia. Como vocês podem ver, Mateo se divertiu. Mesmo recém combalido (joelho esquerdo) fui a luta. O ginásio de esportes parecia um grande brechó. Roupas, sapatos e tudo mais. Na segunda-feira foi a vez das cestas básicas. A ONG que organizou esta parte está de parabéns. Um teto para meu País. Foi ótimo. Nobre. E me senti útil diante de uma situação que muitos não só perderam bens, mas lembranças. Após algumas horas carregando sacos de arroz e jeijão, ficamos sabendo que o Bloco do Barbosa ia sair naquela tarde. ahhh, na hora convenci Mateo e mamãe a me acompanharem. Pra variar uma epopéia. A banda se reuniu na parte não atingida pelas águas. Grupo de 100 pessoas, longe dos perto de 30 mil que é possível ver nesse vídeo. Olha, surreal. A começar pela história do Bloco. O próprio Barbosa. Motorista que levava um pessoal da cidade para Taubaté. E diziam que ele era um tanto quanto sonado no volante. E caso não dirigisse bem o Bonde (ônibus), a turminha iria contar para a Tia Rosa. e o melhor, o Barbosa estava lá. Bati um papo com a fera. Impagável. Ele me disse que ficava bravo antes, mas que decidiu entrar na brincadeira.
Pois bem, no meio da andança, debaixo de um calor de 35 graus, por onde passávamos, os moradores jogavam agua para refrescar. Teve até um que resolveu chamar reforço. Filha, mãe e tio foram à caixa d'água para refrescar a galera. Bom, me refrescou até a cueca, sai enxarcado. depois percebi a presença de um grupo de jovens com camisetas: Só Jesus salva! ele é o senhor! Ainda há tempo! nada contra, de verdade respeito todas as religiões, mas no meio de um bloco de carnaval, pregara palavra foi bem estranho. Tanto que os próprios foliões os excluíram do Bloco. Achei que estavámos chegando ao fuim, mas...parei num boteco para pegar algum líquido. Tava desidratado e suado e cansado. Pedi um um refrigerante e uma cerveja. Normal. A moça me respondeu, a cerveja e a outra? Eu novamente, a outra pode ser uma cerveja. Ela: refrigerante e A Outra? Perdi um pouco a paciência e respondi. Sim, a cerveja por favor! Ela: A Outra é o nome da cerveja senhor. Parecia Serra Malte, amarga mas desceu!
Fim da história, do Boloco do Barbosa. E uma promessa, ano que vem, a cidade vai voltar a eceber 30 mil fil'ões.
Hasta

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sherlock X AVATAR!


Po, acho que o filme do Guy Ritchie e do James Cameron merecem uma atenção. Os críticos de cinema estão ficando cada vez mais chatos. Não tem um catso de um filme que eles não botam defeito. A expressão da moda é "...depois de um tempo o roteiro se arrasta, dá sono"...ah, vai te catá. Faço uma proposta: porque não chamam um desses babacas pra ser roterista? Pra dirigir, seja lá o que for.
Mas na boa, não dá mais pra aguentar neguinho descendo a lenha em tudo quanto é título que estréia. Falar que Avatar é um filme que "cansa"?! Bom, cada um tem um ponto de vista, respeito. Mas vamos ao bom senso. O James Cameron demorou 15 anos pra chegar num formato de 3D que até ninguém chegou. O filme envolve até meu filho de 4 anos. (Olhem a foto dele no cinema!)E é bobagem o cara ser líder de bilheteria nas duas primeiras posições (Titanic e Avatar). Realmente o público corrobora da sua opinião amigo. Eu li exatamente isso na Vejinha SP: "Chega a ser ecochato a mensagem...". O amigão, que baita crítico tu és hein? Para ajudar os leitores a escolher os filmes, você recorre
a expressões da moda? Tenha a santa. Outro filme que fui ver com 89 pés atrás. Sherlock Holmes. O mundo já sabia que era uma história baseada em fatos. Que lenga lenga de descer a lenha sabendo que o o velhinho usava bengala e ahhh, agora ele saber lutar. O Jude Law não tem nada a ver com Watson, mas não era pra ter mesmo. É uma leitura diferente. Enfim, sejamos mais humanos. Tudo é preto no branco. Cansa!
Qual o problema de um filme holliwoodiano ser bom? Só os iranianos tem vez? Eu recomendo os 2. Avatar e Sherlock Holmes.
Hasta!